festival-inverno-campos-do-jordao-guia-cacapava

54º Festival de Inverno de Campos do Jordão começa nesta semana com mais de 60 concertos gratuitos

Vale

Evento de música clássica, o maior da América Latina, acontece de 29 de junho a 28 de julho com apresentações em Campos do Jordão e São Paulo

O Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina, chega à sua 54ª edição em 2024. A programação artística, que ocorre de 29 de junho a 28 de julho, está dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital paulista. Neste ano, o festival contará com mais de 60 concertos gratuitos, cuja programação completa está disponível no site oficial do evento.

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Fundação Osesp, o festival trará apresentações em locais icônicos como o Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari e a Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista. Em São Paulo, os concertos ocorrerão na Sala São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O festival deste ano se destaca pela diversidade de apresentações, com músicos do Uruguai, Chile, Colômbia, Inglaterra e Suíça, além de grupos brasileiros. “É um imenso prazer realizar mais uma edição do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Uma questão muito relevante sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a formação de jovens músicos promissores, que conseguem neste evento uma visibilidade que faz a diferença”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Módulo Pedagógico

Considerado o “coração” do festival, o Módulo Pedagógico oferecerá 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos. Durante um mês, 65 professores desenvolverão aproximadamente 1.200 horas-aula em prática orquestral, música de câmara, música antiga e camerata. Os alunos integrarão a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach e a Camerata do Festival, com diversos concertos agendados em todos os palcos.

Os maestros convidados para esta edição incluem Luis Otávio Santos, Lorenzo Tazzieri, Maximiano Valdés e Marcelo Lehninger. Destaque para a apresentação do balé “O Pássaro de Fogo” de Stravinsky em 20 de julho e “La Mer” de Debussy em 27 de julho.

Prêmio Eleazar de Carvalho

Ao final do curso, diversos prêmios serão entregues, com destaque para o “Eleazar de Carvalho”, que oferece uma bolsa de estudos de US$ 1.400 mensais por até nove meses em uma instituição estrangeira. Outros bolsistas que se destacarem nas atividades também poderão ser premiados com bolsas na Academia de Música da Osesp.

Acessibilidade

Todos os concertos do festival contarão com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em Libras, realizadas sob demanda do público pela empresa parceira Ver com Palavras.

Fundado em 1970, o Festival de Campos do Jordão combina uma programação de música de concerto com um trabalho pedagógico qualificado, consolidando-se como o mais importante festival de música clássica da América Latina. O evento não só promove a cultura, mas também movimenta a economia da região da Serra da Mantiqueira.

Para mais informações e a programação completa, acesse o site oficial do Festival de Campos do Jordão.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp: https://bit.ly/govspnozap

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *