Audiência Pública discute instalação de termelétrica em Caçapava nesta terça-feira

Recentes

Projeto prevê investimento de R$ 5 bilhões e criação de dois mil empregos diretos

Uma audiência pública aconteceu nesta terça-feira (2), para discutir a instalação da maior termelétrica do Brasil. O evento, organizado pela empresa Natural Energia, responsável pelo projeto da Usina de Transição Energética São Paulo, será realizado no Summit Suites Hotel, na Rua João Benedito Moreira, 40, Jardim Maria Cândida, a partir das 19h.

Importância e Impacto do Investimento

Com um investimento previsto de R$ 5 bilhões, a nova usina termelétrica visa suprir picos de demanda energética no país, conforme explicou a empresa. Atualmente em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama, o projeto enfrenta desafios significativos. Embora a análise inicial do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) esteja concluída, o relatório ainda necessita de informações adicionais para a avaliação completa da viabilidade ambiental da usina, que serão discutidas nas audiências desta semana.

Aspectos Legais e Ambientais

A audiência pública foi inicialmente suspensa por decisão judicial a pedido do Ministério Público Federal, mas posteriormente autorizada pela Justiça Federal para permitir a discussão dos problemas apontados. Entre os tópicos em pauta está a necessidade de apresentação de uma certidão atualizada de ocupação e uso do solo pela empresa.

Localização e Capacidades Técnicas

A Usina Termelétrica São Paulo está planejada para ser instalada na margem da SP-62, Estrada Velha, na divisa entre Caçapava e Taubaté, ocupando uma área de 25 hectares. Utilizando gás natural como combustível, a termelétrica prevê gerar cerca de 1,74 MW, uma capacidade superior a qualquer outra unidade desse tipo em operação na América Latina.

Impacto Ambiental e Recursos Naturais

O projeto envolve a captação de água no Córrego Caetano e do aquífero Taubaté, com o tratamento dos resíduos sendo lançados no Ribeirão Caçapava Velha ou Boçoroca. O transporte do gás natural será realizado por um gasoduto que atravessa a Estrada Velha, conforme detalhou a Natural Energia.

Benefícios Econômicos e Sociais

Durante o período de construção, estimado em 42 meses, espera-se a criação de aproximadamente dois mil empregos diretos. As audiências públicas são fundamentais para o licenciamento ambiental do empreendimento, permitindo o debate aberto sobre os aspectos técnicos, ambientais e sociais relacionados à instalação da termelétrica em Caçapava.

Participação da Comunidade

A comunidade é encorajada a participar desta audiência para entender melhor os impactos e benefícios do projeto, além de ter a oportunidade de expressar suas opiniões e preocupações. A presença de autoridades civis e representantes da Natural Energia garantirá um debate transparente e informativo.

Para mais informações sobre a audiência e o projeto da Usina de Transição Energética São Paulo, acesse o site oficial da Natural Energia ou entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Caçapava.

Fonte: Portal Meon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *