O projeto tem como objetivo incentivar estudantes a explorar o futuro por meio da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Professores dos Ensinos Médio, Médio Integrado ao Técnico e Articulado ao Ensino Superior Tecnológico (AMS) das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até o dia 12 de abril para inscrever suas equipes no Desafio Learning Sectors.
Oportunidade única para os vencedores
A equipe campeã terá a chance de vivenciar uma experiência exclusiva nos bastidores do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, que acontecerá em novembro de 2025. Para participar, os professores líderes devem cadastrar uma equipe composta por até três alunos e podem incluir um professor colíder opcionalmente.
Sobre o desafio
O Desafio Learning Sectors é uma iniciativa do British Council, com apoio da Fórmula 1®, e tem o objetivo de estimular os estudantes a solucionar desafios reais por meio do pensamento computacional, inovação e trabalho em equipe.
Segundo Elizabete Calderon, professora coordenadora de projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, não é necessário ter conhecimento prévio em programação ou pensamento computacional para participar.
Leia Também: Projeto Guri de Caçapava tem matrículas abertas para aulas gratuitas de música
Etapas e critérios de avaliação
A competição ocorre em fases e inclui oficinas online opcionais para os professores líderes. Nessas oficinas, os participantes terão acesso a conteúdos sobre identificação de problemas reais, planejamento de soluções, desenvolvimento e testes de protótipos funcionais.
Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
- Equidade e diversidade
- Inclusão
- Originalidade e criatividade
- Viabilidade
- Qualidade do protótipo
- Impacto social
Como participar
Os interessados devem acessar o site oficial do Desafio Learning Sectors e preencher o formulário de inscrição até 12 de abril. Não perca essa oportunidade única de transformar seu futuro e fazer parte de uma comunidade mais engajada e diversa.
Fonte: Governo de São Paulo