Avaliação também ajudará a definir os alunos que farão recuperação; nova nota substituirá a menor entre os dois bimestres
Mais de 2,5 milhões de estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo participam, até a próxima segunda-feira (24), da Prova Paulista, avaliação bimestral organizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O exame é fundamental para identificar os alunos que precisarão de recuperação e ajustar suas notas.
A Prova Paulista, aplicada desde o ano passado, abrange estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O resultado, calculado por índice de acertos, auxilia os professores a identificar os conteúdos assimilados pelos alunos e os pontos que necessitam de reforço.
Recuperação e Novo Processo
Neste ano, a Secretaria da Educação introduziu um novo processo de recuperação. Alunos que obtiverem média abaixo de 5 em quaisquer disciplinas precisarão realizar uma nova prova de recuperação no dia 5 de agosto. O secretário da Educação, Renato Feder, explicou a novidade: “Aquele aluno que foi mal na nota ou na prova terá um período pós Prova Paulista de recuperação para a prova do dia 5 de agosto”.
Após a Prova Paulista, os alunos que forem encaminhados para a recuperação terão até duas semanas de aulas focadas nos conteúdos que apresentaram maior dificuldade. As aulas de revisão ocorrerão entre os dias 1 e 5 de julho, antes do recesso de meio de ano, e de 29 de julho a 2 de agosto, preparando os estudantes para a prova de recuperação.
Serviço
- Evento: Prova Paulista
- Período de aplicação: Até 24 de junho
- Recuperação: Prova de recuperação no dia 5 de agosto
- Aulas de revisão: 1 a 5 de julho e 29 de julho a 2 de agosto
Fonte: Governo SP